domingo, 14 de outubro de 2012

Feijão engorda? saiba como preparar leguminosas com poucas calorias!


O famoso arroz e feijão estão sumindo do prato do brasileiro... muitas pessoas justificam que não comem mais o nosso delicioso feijão porque ele engorda..., mas será que isto é verdade? 
Normalmente uma pessoa coloca em seu prato 60g de feijão cozido (umas 3 colheres de sopa) até 100g no máximo (1 concha bem cheia)... sabe quantas calorias tem? 60g de feijão cozido tem 45 a 46 calorias e 100g tem 76 calorias (Tabela TACO, 2011)... isto é menos que um pacotinho de bolachas daqueles individuais para um lanche...

Mas as calorias são um pequeno detalhe... os benefícios inclusos no consumo regular dos feijões é que são "o detalhe importante", eles são, de maneira geral, ricos em cálcio, ferro, vitaminas do complexo B em especial a B1 (Tiamina), e contam com muita proteína em seus grãos; sendo juntamente com a soja, que também é um tipo de feijão, consideradas as proteínas vegetais, que possuem bom valor biológico, mas não como as carnes.(CRAWFORD, 1985;ORNELAS, 2001)
As leguminosas em geral (tremoços, ervilha, lentilha, grão de bico, todos os feijões e soja) não contam com todos os aminoácidos essenciais (aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar e tem que vir da alimentação) como as carnes, ovos e outros alimentos fonte de proteínas de origem animal que são a melhor proteína que existe para nosso organismo.
Veja abaixo os tipos de leguminosas que existe..... 
Clicar sobre o sliarde para ampliar....



Agora veja como preparar um delicioso feijão com pouca caloria...


Fácil não é??? agora você sabe porque devemos incluir as leguminosas em todas as refeições... o nosso famoso feijão pode ser preparado de forma menos calórica... experimente!!!
REFERÊNCIAS:
_______Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos TACO. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, NEPA. Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, 2011.

CRAWFORD, AM. Alimentos Seleção e Preparo. Editora Record, Rio de Janeiro, 1985.

ORNELAS, LH. Técnica Dietética, seleção e preparo de alimentos. 7ªedição Atheneu Editora São Paulo, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário