A soja faz parte do grupo das leguminosas, os grãos que dão em vagem como os feijões, ervilhas, lentilhas, favas entre outras. O extrato produzido dos grão de soja é conhecido popularmente como "Leite de soja" devido suas características serem muito parecidas com o leite bovino que costumamos tomar.
Os grãos de soja possuem um significativo teor de proteínas, sendo considerada pelos vegetarianos como a "carne vegetal", mas tem o aminoácido metionina como fator limitante, isto é, ao se comparar o teor proteico da soja com o das proteínas de origem animal e mesmo a proteína padrão, o ovo, este aminoácido metionina apresenta-se em menor quantidade.
A soja também é um grão que não possui uma boa quantidade de cálcio, sendo que adicionar este mineral ao seu extrato não é muito fácil, já que o cálcio desestabiliza o extrato e ele se coagula.
O valor nutricional em calorias de 1 xícara de soja é 235cal, sendo que ela também apresenta 10g de gordura sendo que destas 1,3g é de gordura saturada, mas 5,3g são de gorduras polinsaturadas e 1,9g de gorduras boas monoinsaturadas. Tem também vitamina A, vitaminas B1 e B2 e Niacina.
Outra característica do extrato de soja é que ele não possui "lactose" um tipo de açúcar presente naturalmente no leite bovino que costumamos tomar. A ausência da enzima lactase causa "mal estar e desconforto estomacal e intestinal" (como enjoo, náusea e até mesmo diarreia) em muitas pessoas que não possuem a enzima "lactase" em quantidade suficiente para fazer a digestão do leite bovino. Assim, o extrato de soja é uma excelente opção para substituir o leite bovino para estas pessoas.
Como se faz Extrato de soja (Leite de soja).
Nenhum comentário:
Postar um comentário