domingo, 23 de março de 2014

DOCE LIGHT DE FRUTAS EM CALDA

O que é fruta e fruto? qual a diferença?
- Sob o ponto de vista botânico, frutos são hortaliças que possuem um polpa nutritiva envolvendo sementes.
- Esta polpa tem a finalidade natural de favorecer a germinação das sementes quando o fruto cai sobre a terra.
- A diferença entre frutos e frutas é o sabor adocicado que as frutas tem, já os frutos chamamos popularmente de legumes (ex. tomate, pimentão, berinjela, etc.), assim a culinária de frutas e frutos é diferenciada.
- O Sabor das frutas é fornecido por açúcares (frutose e glicose) e o aroma por ácidos orgânicos (ácido cítrico, ácido málico, etc.). 
- A celulose e os compostos pécticos (nas frutas verdes são as pró pectina) dão consistência natural das frutas. Nas muito maduras estes compostos pécticos se transformam em ácido péctico, acelerando a maturação e desintegração da fruta.
- Quando cozinhamos as frutas elas amaciam e hidratam (absorvem água), e assim ficam com digestão facilitada (bom para gastrite, idosos, crianças), mas podemos cozer estas frutas com adoçantes culinários light, ou adoçantes zero calorias, transformando-as em doces com baixa calorias.
- O melhor é ingerir frutas em seu estado natural, pois ocorrem perdas das vitaminas que são instáveis ao calor sendo que algumas apresentam perdas aproximadas na seguinte proporção: Vitamina C e ácido fólico 100%; Vitamina B1(Tiamina) 80%; Vitamina B2 (Riboflavina) e Niacina 75%; Biotina 60%; Vitamina E e vitamina B5 (Ácido Pantotenico) 55%.
- Os minerais são relativamente estáveis ao calor, mas assim como as vitaminas solúveis em água, também passam para a água de cocção, desta forma, sempre que cozinhamos frutas, legumes e todos os vegetais devemos utilizar o mínimo de água, só para cobrir e cozinhar.
- Os doces da receita abaixo foram feitos com frutas (maçã e abacaxi) e açúcar light, ou seja, metade açúcar e metade adoçante, (no caso sucralose), mas pode-se utilizar açúcar culinário zero.



2 comentários:

  1. Gosto de maçãs "crocantes" , quando começam a ficar murchinhas, jogo na panela! Mas antes de adoçar, tiro uma porção para chá. Amei ver essa receita aqui! Bjos

    ResponderExcluir